Menu Fechar

8 tendências alimentares para 2022

Já conhece as novas tendências alimentares para 2022? Todos nós já sabemos que a pandemia de Covid-19 alterou os planos de toda a gente, e que obrigou as pessoas a alterarem os seus comportamentos e consequentemente as empresas, em muitos setores, também se viram obrigadas a adaptar-se.  E o mercado da alimentação não foi diferente. As pessoas no geral alteraram em muito os seus hábitos de alimentação, durante o período em que estiveram fechadas em casa. 

E é com base nos hábitos que as pessoas adquiriram neste período de 2 anos, que foram determinadas as tendências alimentares para o ano de 2022. Posto isto, vamos dar-lhe a conhecer 8 das tendências do setor alimentar previstas para o próximo ano.

8 tendências alimentares para 2022

  • Alimentação saudável 

As exigências alimentares dos consumidores estão a mudar rapidamente, o que tem obrigado as indústrias do setor a investirem em novos produtos e posicionamentos para acompanhar estas transformações. Segundo uma pesquisa, 31% dos consumidores procuram produtos mais adaptados para a saúde, e desses 50% preferem produtos que contenham ingredientes naturalmente benéficos. Identifica-se assim, um aumento na procura por alimentos e bebidas benéficas para a saúde, que nutrem o corpo, melhoram o sistema imunológico, e a saúde mental. 

  • Sobremesas sem açúcar

Se antes a tendência eram os alimentos com alto teor de açúcar, agora a tendência é completamente o oposto. A redução do consumo de açúcar está entre as prioridades de quem procura um estilo de vida mais saudável, e as empresas têm desenvolvido cada vez mais alternativas para acompanhar estas mudanças de comportamento, o que continuará a acontecer no próximo ano.

  • Sustentabilidade

O leite de batata, os lanches ricos em proteínas e à base de plantas, as sementes de girassol, entre muitos alimentos estão a ganhar cada vez mais presença na nossa alimentação. A causa? A sustentabilidade! Todos nós procuramos contribuir para a melhoria do ambiente. 

  • Restaurantes com serviço take away

Com a obrigação de permanecer em casa em isolamento, a solução encontrada por muitas empresas foi o delivery. As empresas sentiram necessidade de se digitalizar para assim poderem continuar a trabalhar de portas fechadas. 

A tendência do take away continuo a crescer constantemente. Mesmo com a vacinação e o levantamento das restrições, a frequentação de espaços públicos com muitas pessoas ainda irá demorar para voltar a ser o que era antigamente, para além de que as pessoas também cada vez gostam mais de poder ter as coisas sem ter de sair de casa.

Desta forma os estabelecimentos de restauração e pastelaria tiveram que se munir de um conjunto de estratégias direcionadas para satisfazer esta lacuna de mercado. As embalagens de take away são a base. Os sacos de take away e os copos com tampa complementam as embalagens de forma a fornecer o serviço de sempre. 

  • Carnes alternativas

Com opções cada vez mais elaboradas, as carnes alternativas também são uma tendência para 2022.

A procura por alternativas à proteína animal não se baseia apenas em ideologias, existe também a preocupação por parte dos consumidores em querer diminuir o impacto das escolhas alimentares no ambiente. Prova é que, segundo um estudo efetuado, 56% dos consumidores de produtos plant-based (à base de plantas) estão a tentar comer mais alimentos vegetais. 

  • O não desperdício

Na mesma linha dos hipermercados portugueses, os restaurantes e pastelarias alinham em estratégias de não desperdício de alimentos. Em primeiro lugar, lucram com as sobras e não vendas. Em segundo, estão a contribuir para o bem estar daqueles que possuem menos rendimentos. E por fim, existe uma otimização de todos os recursos alimentares de forma a evitar desperdícios secundários. 

Assim, cozinhar com sobras já faz parte da rotina de quem prepara as refeições em casa há algum tempo. Mas ao passarem a cozinhar mais vezes em casa durante a pandemia, aumentou a consciência sobre o desperdício de comida. Mas esta consciencialização não aumentou só para os consumidores, também as empresas se preocupam cada vez mais com este tema, até porque diminuem os custos de produção.

Já existem diversas alternativas para diminuir o desperdício de alimentos, e a tendência é que no próximo ano sejam ainda mais. Exemplo de um projeto português relacionado, destinado precisamente a combater o desperdício é a aplicação “To Good To Go”.

Estas são algumas das tendências alimentares para 2022. Comer mais saudável, combater o desperdício alimentar, e preocupação com o impacto ambiental são algumas das tendências no mercado da alimentação para o próximo ano.  A JHGomes é a nível de fornecimento de produtos destinados à alimentação tais como: copos, palhinhas, pratos e taças que respeitem o ambiente, uma das principais referências nacionais. Saiba mais sobre os nossos produtos aqui. Para mais informações utilize o chat do nosso Facebook.