Menu Fechar

Principais razões de falência no setor da restauração

A falência de um estabelecimento é sempre um momento bastante marcante para qualquer empresário. É aquele momento que sentiram que investiram tudo e tudo não deu certo. Se tens um estabelecimento e queres que as coisas deem certo, este artigo foi escrito dedicado a ti mesmo.

Má localização

Não escolha uma má localização! Pense sempre numa boa localização, porque irá ajudar a vender os seus produtos por si mesmo. Este é um dos principais fatores de falência. Sem tráfego nenhum negócio consegue sobreviver, quanto mais obter lucro. Escolha um espaço onde exista um grande aglomerado de pessoas e uma zona industrial forte. Pense também que para começar o valor da renda é fulcral. Pense local e aja globalmente.

Má gestão

Muitos gestores do segmento de restauração pensam que é apenas abrir portas e mandar os seus trabalhadores trabalhar. Contudo, as coisas não bem assim. Explique as suas ideias aos seus funcionários no sentido de ele compreender bem o que tem que fazer. Exemplifique como utilizar as coisas e como pretende cozinhar, apresentar e fazer todo o processo. Assim, toda a equipa vai estar direcionada para concretizar as tarefas. Não discuta, mas sim, ensine.

Mau atendimento

O atendimento pode ser a base do sucesso ou insucesso de qualquer negócio. Tenha uma pessoa com caracterizas simpáticas, com sentido de acolhimento e conhecedora de tudo o que se passa dentro do restaurante. Um bom atendimento ao cliente é fundamental para permanecer aberto, já que até o melhor restaurante com três estrelas Michelin fecharia com um atendimento ruim. Obter feedback do cliente nos estágios iniciais garante que você resolva as dificuldades antes que seja tarde demais.

Complicações fiscais

Os impostos e as multas são sempre fatores que prejudicam qualquer empresa. Portanto, tem uma pesada multa quando os segmento HoReCa está a sentir as imensas dificuldades seria algo catastrófico para qualquer negócio. Alguns proprietários evitarão totalmente o pagamento de impostos e esperam que escapem ilesos. Pode funcionar uma vez, mas também pode não funcionar.

Falta de acompanhamento do mercado

Perante esta situação de pandemia global, o desafio da adaptação implica a adesão aos novos hábitos de consumo, apostar nas experiências mais do que mera oferta de produtos e serviços; privilegiar o endógeno, o autêntico, o tradicional, o fresco, a qualidade, o “saudável”, considerando a gastronomia como produto turístico. Deve ser reconhecida a importância do mercado interno / turista nacional. Importa também reforçar a preocupação (e investimento) nas medidas de higiene e segurança, de forma a reforçar a confiança dos consumidores.

Pouca publicidade

À medida que mais e mais cadeias de restaurantes abrem em todo o país, a publicidade e o marketing são fundamentais para estabelecer a reputação de um novo restaurante. A maioria das pessoas pensa que você precisa pagar quantias substanciais para atrair clientes, mas com a media social e o marketing boca a boca, você pode espalhar notícias para um público-alvo por pouco ou nenhum dinheiro.

Falta de aposta em take away

O take away é a base fundamental para todos os estabelecimentos de restauração que necessitem de aumentar a sua faturação. A crise pandémica foi a tábua de salvação para evitar a falência de muitos estabelecimentos de restauração. Assim apresentamos a nossa gama de embalagens para take away. Clique aqui para ver!