A cana-de-açúcar é uma gramínea do gênero Saccharum cultivada em praticamente todo o mundo. É uma planta de clima tropical e é perene, o que significa que não precisa ser replantada todos os anos. Ao ser colhida, a cana-de-açúcar é cortada logo acima do nível da raiz para que novos brotos cresçam e fiquem prontos para serem colhidos novamente entre 10 a 12 meses.
Podemos ver este produto nas diversas industrias, tais como: no açúcar, caldo de cana, bebidas alcoólicas, produtos medicinais e biocombustíveis, na produção de louça, como o etanol e o biometanol, tendo sido importante para o desenvolvimento da economia no País.
Vantagens ambientais
O bagaço tem sido cada vez mais utilizado no campo da proteção ambiental, mais pessoas percebem que as alternativas de embalagens ecológicas, é aí que o bagaço entra em cena, o bagaço se tornou um criador de tendências, por ser um material de recurso renovável são substitutos perfeitos para os copos descartáveis, pratos, tigelas e recipientes para viagem devido às seguintes vantagens significativas:
Materiais 100% biológicos, sem quaisquer compostos químicos, também podem ser à prova d’água e à prova de óleo.
Adequado para temperaturas de -25 ° C a 220 ° C, portanto, é adequado para compartimentos de microondas e freezer.
Robusto e durável, este material de fibra tem maior resistência e durabilidade do que poliestireno e produtos feitos de papel.
Excelente desempenho de isolamento, ele garante que o conteúdo permaneça quente por um período mais longo do que a variante tradicional.
Não se degradará prematuramente, apenas quando exposto às condições corretas de compostagem.
O bagaço é um material 100% biológico, totalmente degradável e totalmente compostável. Sob condições de compostagem comercial, leva cerca de 45-60 dias para que a compostagem seja degradável. É um substituto perfeito para materiais de embalagem ecológicos.